Projeto Andantes

Você visita um museu acompanhando uma pessoa que para em detrerminada obra, fala um pouco sobre ela e depois solta um poema que remete à obra. E de novo…

Demais.

É o Projeto Andantes, uma parceria do MAC-USP e de Fábio Malavóglia. O primeiro piloto aconteceu em 29 de setembro último. Eramos umas 25 pessoas, ou melhor, andantes, errando pelo 6º e 7º andares do museu, parando aqui e ali. Fazendo descobertas incríveis. A visita terminou no terraço, com a maravilhosa vista da região do Ibirapuera. Inclusive do prédio onde fiquei hospedada quando da vinda de L em fevereiro.

Pra quem não conhece, o MAC-USP fica no antigo prédio do Detran, no Ibirapuera. Tem 7 andares de obras incríveis, entrada e estacionamento gratuitos e dois ótimos resturantes. Abre de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 21h. Tem também uma biblioteca e promove cursos e eventos.

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

Uma das obras escolhidas foi “A Negra” da minha muito amada Tarsila do Amaral. E, como não poderia deixar de ser, registrei esse momento único e inesquecível.

Agora é esperar pelas novas edições desse projeto incrível.

 

 

Leave us a Message

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.